Entre em contato!

Matriz:

+55 41 99164-1560

vendas@nic3d.com.br

Curitiba – Paraná – Brasil

Filial:

+55 11 95469-4021

diego@nic3d.com.br

São Paulo – SP – Brasil

FAQ - Perguntas Frequentes

filamento-madeira

Verificar tensão ligada da fonte, pois nossos equipamentos são enviados em 220V, basta mudar a
chave para 110V.

Verificar vídeo 04, onde explica detalhadamente o nivelamento manual utilizando uma folha
sulfite, para impressoras Ender 3 e Ender 3 Pro.

O bico da sua Ender 3 ou Ender 3 Pro, tem que estar aquecido para movimentar o mesmo, sendo assim mande esquentar em 200 graus e assim que quente pode movimentar o extrusor.

Para trocar o bico de sua Ender 3 ou Ender 3 Pro, mande o mesmo bico esquentar em 200 graus,
logo após utilize a ferramenta que vai no kit para girar o bico sentido anti- horário para soltá-lo,
cuidado pois estará bem quente. Após soltar o bico velho, encaixar o bico novo com cuidado e girar
sentido horário. Ao encostar o bico de um leve aperto para não espanar a rosca do hotander.

O bico pode entupir por vários motivos, entre eles na qualidade do filamento, variação grande de temperatura do bico, e acúmulo de sujeira. Para a Ender3 ou Ender3 Pro, nos indicamos a cada 3 meses fazer a troca do mesmo. Quanto entupido pode estar esquentando o bico e estar utilizando a agulha que vai no kit, e passando no mesmo para desentupir, empurre com a mão o filamento e veja se irá sair material, assim desentupindo.

De modo geral quando acontece de estar com “teias de aranha” na impressão e que a opção de retração não está habilitada, verifique a mesma. Caso esteja habilitada essa opção em sua Ender3 ou Ender 3 Pro, aumente um pouco a velocidade de retração, caso não resolva, verifique a temperatura de impressão, onde geralmente tem que diminuir a mesma.

Para peças que estejam descolando da mesa, se tiver utilizando o PLA, coloque em 60 graus a mesa e para ABS ( veja o link 10, para impressoras Ender 3 e Ender 3 Pro) utilize 110 graus. Se não resolver aproxime mais um pouco o bico da mesa no nivelamento, caso esteja próximo, e esteja utilizando a bandeja original da Ender, o mesmo já deve estar bem desgastado onde tem que trocar. Caso esteja usando a de vidro, utilize um fixador de peça para a mesa, onde pode ser utilizado Spray Fixador de cabelo, Gel de cabelo Extra-forte, e os produtos próprios para impressão.

Para impressoras Ender 3 e Ender 3 Pro, a troca do tubo tem que ser cuidadoso, primeiramente mande esquentar o bico, retire todo o filamento do sistema, desplugue do extrusor o primeiro lado do tubo, depois desrosqueie a conexão pneumática em cima do hotander, assim quanto estiver solto puxe o tubo junto com o conector neumático. Após isso empurre o tubo por dentro do conector,
com cuidado para não quebrar as travas internas do mesmo. Após feito isso, encaixe novamente o conector pneumático em cima do hotander, pegue o novo tubo, empurre até o final dentro do hotander, onde ele encostara no bico internamente, e conecte a outra ponta no extrusor. Pronto TPFE trocado.

Os cuidados que deve ter com a impressora, em questão de manutenção preventiva e sempre mantê-la limpa, verifique as roldanas e guias, certificando de não ter acúmulos de sujeira, onde interfere diretamente na qualidade de sua impressão.

Para a barra roscada, pode se utilizar uma graxa branca para lubrificar, pouca coisa para que não fique em excesso e acabe contaminando o filamento.

Para impressão em ABS, as máquinas tem que ser fechadas, pois como de exemplo a Ender 3, ou
Ender 3 Pro. São equipamentos abertos, então se tem interesse em imprimir ABS tem que estar fazendo o fechamento da área de impressão da mesma. Lembre-se de deixar a fonte fora, ou com ventilação externa para preservar sua vida útil. Da mesma forma a placa mãe que fica debaixo dela, para não super aquecer e acabar queimando.

Ainda tem dúvidas? Deixe-nos uma mensagem!

Rolar para cima
×